HALL DE ENTRADA

quinta-feira, 15 de julho de 2010











No curso Ensinando e Aprendendo com as TICs, várias idéias surgiram de como trabalhar com hiperlinks com nossos alunos; sugestões excelentes, mas na Alfabetização se destaca essa, criada e executada pela Professora Jovina, do 1ºAno(Ens. Fundamental).Uma história lida no datashow, com hiperlinks das imagens relacionadas ás palavras que estão destacadas no texto abaixo. Um sucesso.

A princesa e seus três noivos
Era uma vez, em um lindo castelo, vivia uma bela princesa, apesar de ser linda e rica, como todas as princesas, esta andava muito triste, pois ainda não havia encontrado seu príncipe encantado. Seu pai, o rei, morria de medo de que ela ficasse solteirona.
Certo dia, muito preocupado com sua filha, o rei, sabendo que encontrar um príncipe não andava nada fácil, resolveu fazer um grande baile e convidar todos os rapazes do mundo, só os mais famosos e bonitos. Quem sabe assim, sua filha não se interessaria por algum deles.
Na data e hora exata, lá estavam os mais belos e famosos rapazes, à espera de conhecer a misteriosa princesa. Entre eles haviam: cantores, atores, cineastas e os mais bem sucedidos atletas. Quando a princesa chegou, logo já Lançou o seu olhar para um cantor pop. Ele ficou fascinado por ela. Já haviam dançado bastante, quando chegou um ator, astro de Hollywood, as garotas presentes gritavam, desmaiavam, mas ele caminhou em direção à princesa e pediu concessão de uma dança. A princesa aceitou e ficou muito interessada. Quando tomava um drinque na companhia dos dois rapazes, chegou um terceiro que era um jogador de futebol o qual era bem apessoado e tinha um corpo atlético. Ele se aproximou da princesa e muito gentilmente a tirou para dançar.
Ao final do baile, o rei anunciou: “o jovem pelo qual a sua linda filha se interessasse, com ela se casaria e seria o herdeiro de a sua fortuna e de todo seu reino”. Mas ao perguntar a ela, qual foi sua surpresa. Ela disse que havia ficado fascinada pelos três jovens e que seria impossível escolher um único, já que ambos eram tão apaixonantes.
O pai, indignado, disse que não era possível, e que iria lançar um desafio, aquele que saísse pelo mundo e encontrasse o melhor presente para sua filha, com ela se casaria. Todos partiram com dia e hora marcados para voltar e quem se atrasasse estava fora da competição.
O cantor decidiu que viajaria para a Europa. E assim o fez. Viajou por todos os países europeus, mas nada. Em Paris estava certo de que iria encontrar as mais belas jóias. Com isso, conquistaria de vez a princesa. Andou por todas as lojas, viu os mais belos diamantes e não achou nada que pudesse estar seguro de conquistar a princesa. Meio desanimado, ele parou em frente a uma humilde loja e resolveu entrar. Nessa loja, olhou para um espelho e viu a princesa na janela de seu castelo. O dono da loja disse que aquele espelho era mágico e que através dele podia ver e ouvir a pessoa amada onde ela estivesse. Era isto mesmo, era tudo de que precisava para conquista-la.
O jovem astro de Hollywood viajou para a África, com plena certeza de achar o melhor presente para dar à linda jovem e com isto, ter de vez o seu amor. Depois de viajar todo o continente africano, chegou ao Egito e parou para pedir informação a um comerciante de tapetes e ficou com olhar fixo em uma peça como se ele estivesse enfeitiçado. O comerciante falou que não se tratava de um tapete comum e que ele era capaz de voar com a mesma velocidade do pensamento. O jovem não teve dúvida, como alguém poderia dar algo tão extraordinário para a princesa? Com a certeza de que iria ser o escolhido, partiu com o seu tapete.
O jogador resolveu viajar para a América, não tinha a menor dúvida de que ele iria encontrar o melhor presente. Começou pelo Canadá e foi até a Argentina, mas nada de achar presente algum. Já desanimado parou em um pomar e viu uma linda macieira. Sentiu- se atraído por aquela árvore. Então apareceu um agricultor e apresentou-lhe uma maçã tão bonita e vermelha que o jovem teve uma vontade enorme de comê-la, porém o velho senhor disse que aquela era uma maçã muito especial e que ao comê-la poderia se curar de qualquer mal. O jovem não teve dúvida. Era algo assim, que iria levá-lo direto ao altar.
Os jovens já se sentiam príncipes. Todos estavam certos de que chegariam a tempo e venceriam o desafio, mas um temporal fez com que eles fossem obrigados a fazer um pouso forçado e os três se encontraram e quiseram exibir seus triunfos para os rivais. Quando o cantor apresentou o espelho, eles ficaram desesperados. A jovem princesa estava em estado terminal e todos lamentavam temendo a sua morte. Foi aí que o jogador, que trazia consigo a maçã, disse que poderia salvá-la, porém não sabia como poderia chegar até a ela se não havia vôo para lugar algum. Então, o jovem do tapete disse que o tapete voava na velocidade do pensamento e que chegariam a tempo com certeza. Subiram rápido e num zás, chegaram.
A princesa se recuperou e ainda mais aumentou sua dúvida, pois ambos eram responsáveis pela sua recuperação. Um deles, porque trouxe o espelho mostrando o seu estado de saúde; outro porque usou um tapete que os fizeram chegar tão rápido. Mas o terceiro tinha trazido a maçã que a curou. Como tomar uma decisão justa? Então apareceu a fada madrinha e deu uma solução para o problema. A princesa casaria com os três jovens, porém iria passar a primavera com o cantor, o verão com o ator e o outono com o jogador. O inverno, este a princesa passaria só, somente na companhia de sua cachorrinha yorkshine. Assim se cumpriu. A princesa e seus famosos esposos foram felizes, ou pelo menos enquanto durava cada estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário